Mãe Lenice D'oxóssi
totalgifs.com rosas gif gif 64.gif
totalgifs.com fadas gif gif 59 (2).gif
Que esta melodia recaia sobre VOCÊ como um Bálsamo Salutar sobre sua alma nas dores da vida carnal e espiritual te elevando espiritualmente...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Lenda de Oxóssi



A Lenda de Oxóssi

Segundo a mitologia, Oxossi não nasceu Orixá. Seu antigo nome era Ode, e era um guerreiro e caçador, casado com a rainha do ouro e mãe da fertilidade Oxum.
Ode foi caçar no dia de Ifá. Ifá era um importante Orixá da mata, que proibia a todos de caçar em seu dia. Ode não obedece os pedidos de Oxum (sua esposa) e vai para a mata caçar; depois de muito andar encontra uma grande cobra colorida que era Oxumaré. A cobra canta para Ode:
“ Eu não sou bicho de pena para Ode matar”. 
Sem atender, Ode a mata, e a corta em pedaços, colocando-a em sua capanga. Ainda assim a cobra continua a cantar. Ao chegar em casa Ode prepara a cobra e a come, enquanto Oxum foge. Ao voltar no dia seguinte Oxum encontra o marido morto, vendo no chão o rastro de cobra voltando para a mata. Oxum desespera-se e implora a Ifá a volta do seu amado, que por sua vez considera o fato e faz desaparecer o corpo de Ode. Depois de decorridos sete anos Ode surge como Orixá, possuindo o nome Oxossi, o rei das matas.
Encontramos nos Pejis de Oxossi objetos de caça, quartinhas contendo Jurema (bebida feita com mel ou melado e o suco da entrecasca da planta jurema). Oxossi é considerado como o Rei de Ketu e suas cores são o azul claro e o verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário